Aquarela da placenta
Em meu curso de formação em Medicina Placentária aprendi que todo contato entre a mulher e sua placenta é medicina placentária. Para algumas mulheres o consumo da placenta não será possível por alguma questão de saúde ou porque ela não deseja fazê-lo. Ainda assim, é possível aproveitar toda a potência e significado contido nesse órgão cuja única função foi possibilitar uma criança chegar nesse mundo, através da arte placentária. Eu estou cada dia mais apaixonada por elas.
A gravura da placenta feita com o próprio sangue pode levar cores e símbolos com a aquarela, essa que é um meio tão imprevisível quando o próprio parto. O cordão, esse fio que nos liga à vida e à nossa mãe, pode virar um amuleto em forma de jardim, quadro, filtro dos sonhos... São muitas as possibilidades e todas elas nos remetem à nossa potência de mulher, capazes de gerar vida!
No vídeo, estou desenvolvendo uma aquarela de placenta sobre o carimbo da placenta para a Rochelle, uma mãe Hare Krishna, que fez um lindo mehandi em sua barriga durante sua gestação. O desenho é uma inspiração no próprio desenho do mehandi que ela usou. Assim como toda arte com placenta, elas são feitas de forma exclusiva baseadas na história da gestação e parto de cada mulher.
Confira também o ensaio fotográfico da Rochelle com seu lindo mehandi.
Se você quiser saber mais sobre os serviços de medicina placentária e as artes com placenta que faço, acesse o material explicativo AQUI.